Viagens

Viagens

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Projeto Fin del Mundo - Ushuaia

Bueno, transcorrido mais da metade do ano, hora de começar a materializar o planejamento da viagem 2013/2014. O destino, na verdade, está definido desde a chegada da viagem passada. Chegou o momento de ir ao Fin del Mundo - Ushuaia.
Ainda que já tenhamos adquirido alguma experiência – Eu, Ela e a Moto – nas viagens anteriores, esta será, certamente, nossa viagem mais desafiadora, haja vista tudo a ser enfrentado: distância, ventossssss, chuva, frio, calor, muito, muito rípio, bons e ruins.
Mas evidentemente terá a recompensa: as paisagens esperadas e desejadas, as não esperadas, sempre surpreendentes pelas belezas, os sorrisos, as brincadeiras, as jantas, os vinhos, as cervejas, e sempre os amigos que surgem inesperadamente, em lugares, geralmente, inesperados.
Isso, para nós, é andar de moto. Sair por aí, sem lenço - mas com os documentos pessoais e da moto em dia (risos) - e sem compromisso.
Sempre procuramos estabelecer roteiros, cidades, caminhos. Mas como já registrei na viagem anterior, nada é rígido, podendo se alterado a cada dia.
Os principais objetivos deste ano serão, evidentemente, chegar ao destino final, mas passar pelo Glaciar Perito Moreno – certamente, pra mim, o ponto máximo desta viagem-, pelas Capilas de Marmol, e todas as belezas que estarão ano nosso dispor a partir de Esquel até El Calafate. Afinal, passaremos por montanhas geladas, rios e lagos de água cristalinas.
Nossa viagem, efetivamente, começará após passar pela cidade de Bariloche, pois de São Luiz Gonzaga, sempre nosso porto de partida, até Bariloche o roteiro é conhecido porquanto foi nosso roteiro da primeira viagem, quando fomos até a Ilha de Chilóe. Se bem que após passar por El Chocon o caminho começa a ficar lindo.
De Bariloche seguiremos em direção a Esquel, Paso Futaleufu, ingressando na ruta 235, e a partir daqui o rípio entra em ação, e após na Ruta 7, a famosa Carretera Austral, também com muito rípio. Passaremos por La Junta, Puyhuapi, Coyhaique, Rio Puerto Tranquilo, etc.
Nosso ano novo está programado para acontecer em Coyhaique/CH.
A ideia é entrar para a Argentina pelo Paso Roballos, e então ingressar na Ruta 40 com seus muitos quilômetros de rípio, passando por Bajo Caracoles, Gobernador Gregores, Três Lagos, El Chaltén, El Calafate e então Ushuaia.
Nosso retorno será basicamente pela Ruta 3. E salvo as surpresas do caminho, na volta pretendemos ver os pinguins em Punta Tombo.
Tem muita coisa boa frente. Ah, tem!!!
Este ano, fora o planejamento do trajeto e as pesquisas quanto aos lugares em que passaremos e pernoitaremos, não tem muita coisa a ser feita, pois nossos equipamentos pessoais e da moto estão basicamente em ordem.
Apenas em razão do frio que certamente será mais intenso que das viagens anteriores, iremos reforçar alguma roupa de frio, especialmente para a Maira.
E na moto, pretendo instalar aquecedores de manopla.
E para este ano há a dúvida quanto aos pneus a usar. Se não chegar ao Brasil os Karoo 3 em tempo da viagem, que pelas notícias até então serão muito bons, utilizarei os Mitas E07.
De resto, é acumular mais informações e esperar o dia da partida.
Abaixo, segue planejamento diário das cidades em que passaremos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário