Viagens

Viagens

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

15/16-17/11/2013 - Serras do Rio do Rastro e Corvo Branco e campos de Cima da Serra

Enfim, após tanto tempo conheci as famosas serras da belíssima Santa Catarina.
Mas a ida até lá não foi somente para conhecê-las. Havia outro motivo, decorrente dessas maravilhosas situações que a vida nos proporciona.
Há muito tempo atrás, quando iniciava minhas pesquisas sobre o Usuhuaia, cheguei até o blog: http://destinoushuaia.blogspot.com.br/.
Depois de ler mandei e-mail ao proprietário do blog pedindo algumas informações, chegando então até ao Luís (Paulista e, para o azar dele, Palmeirense), o qual sempre me respondeu com muita atenção e riquezas de detalhes.
Foi paixão a primeira vista Kkk . Calma galera! Mesmo o nome do meu blog sendo estranho quando a Maira não está junto, continuo no mesmo time de quando nasci.
Foram vários e-mails trocados, altos bate papos sobre o que fazer de moto, onde ir, etc.
E depois de muita conversa, decidimos no encontrar, surgindo a ideia de irmos até Urubici, que ficaria no “meio” do caminho para ambos. Agendamos para tanto os dias 15/16/17 de novembro.
Chegado o dia, moto aprumada, em torno de umas 9:00 saímos rumo à Urubici.
A ida resolvi fazer pela 101, pois queria chegar rápido. Fora a tranqueira absurda da free way e umas erradas dentro da cidade de Criciúma, o resto foi tranquilo.
Pelo caminho que escolhi – Urrussanga, Orleans-, já fiz a Serra do Rio do Rastro na ida.
Impressionante! Cada curva um cenário mais lindo que o outro.
Necessário fazer uma observação. O melhor para fazer esse passeio deve ser um final de semana normal, porque em razão do feriado do dia 15 tinha muita moto e carro passando por lá. Tinha gente e moto de tudo que era tipo.
Em razão das inúmeras paradas para olhar e fazer fotos, cheguei em Urubici em torno das 16hs. O Luís e a “Japa” (Luciana) já estavam lá.
Apresentações feitas, afinal não nos conhecíamos pessoalmente, e descarregadas as bagagens saímos para conhecer o Morro da Igreja e a famosa Pedra Furada. No entanto, embora o caminho seja igualmente lindo até lá, não conseguimos ver, pois o portão do parque seria fechado. Não sei se é sempre assim (e mesmo agora não pesquisei), mas fechou às 18hs.
Retornamos.
Mesmo sendo um dia normal, temperatura amena em Urubici, na volta do Morro passamos frio, afinal se sobe até quase 1800m. Aconselho, portanto que sempre que for ao Morro levar uma Jaqueta. Eu se não fosse os aquecedores de manopla colocados dias antes na ST teria passado bastante frio nas mãos, pois na pressa de sair de Urubici esqueci minhas luvas.
Retornamos à pousada (Pousada do Coqueiro: Endereço: Av. Rodolfo Anderman, 986, Urubici - SC, 88650-000 - Telefone:(49) 3278-4272)
A propósito, a pousada: Preço honesto. Quarto com banheiro e lugar para moto. Mas o melhor de tudo é a dona da Pousada, Marlete. Sensacional ela. Sempre atenciosa, carinhosa!
Como o Luís queria comer uma carne, reservamos uma churrasqueira na pousada. Só que chegando lá, vimos que só tem uma churrasqueira, que não parecia ser usada a um bom tempo.
Dona Marlete limpou tudo, deixando espetos e grelha prontos para uso. E além disso, colocou umas cervejas de litro para gelar. Espetáculo!
O churrasco: como meu amigo Luis queria uma carne do rio grande, levei picanha e entrecot na mala da moto.
Sexta-feira perfeita! Novos e especiais amigos e um carne e cerveja gelada.
No sábado acordamos sem muita pressa, embora, pelo que soube, o dia tenha amanhecido com sol, foi fechando até garoar e ficar friozinho!
Tomei “uns mate” e depois um café.
Sobre o café. Além de frutas, sucos, pães, a dona Marlete faz um miiiiissstinho quenteeeee na hora. Pura atenção!
Depois ficamos conversando nos fundos da pousada, até que chegou o Luiz e em seguida a Natasha, casal de Blumenau.
Não sei se outro tipo de locomoção promoveria isso, mas são essas coisas que cada vez mais me apaixono por viagens de moto. A moto tem nos aproximado, certamente pelo assunto comum - a moto- de pessoas maravilhosas. Isso tem acontecido em todas as nossas viagens, e novamente aconteceu com o Luís e Luciana e Luiz e Natasha.
Papo vai, papo vem, lá pelas 14hs o tempo melhorou e aproveitamos para andar. Novamente rumamos para o Morro da Igreja. Embora sem conseguir ver Pedra Furada de forma nítida, pois o tempo estava bastante nublado, pudemos ver uma parte assim que chegamos.
O lugar é lindo!
Tudo calmamente contemplado, feitas as fotos, rumamos para a Serra do Corvo Branco, que fica, o pórtico, a uns 27km de Urubici.Outro lugar sensacional.
Feitas as fotos, resolvemos descer a serra – eita serrinha-, e subir a do Rio do Rastro de novo passando por Grão Pará, Braço do Norte, Lauro Muller.
Do final da serra do Corvo Branco até Grão Pará a estrada esta ou estava bastante ruim, mas com calma, e mesmo para amadores como Eu, faz-se tranquilo. E vale à pena! Paisagens belíssimas.
Pelo que soube, esse trajeto será asfaltado. Então, quem estiver a fim de conh!cer e fazer ainda em estrada de chão, faça logo!
Uma coisa que não gostei, é que fizemos a serra do Rio do Rastro lá pelas 19hs, e como o tempo estava bastante fechado, com nuvens baixas, Eu enxergava muito pouco à frente. Além disso, em razão do horário e tempo, ficou bastante frio.
Nesse dia já notei, e depois confirmei no domingo, na volta a Porto Alegre, a segunda restrição a minha moto. O farol é muito ruim, especialmente para que teve uma v-strom. Vou ter que dar um jeito nisso.
Essa voltinha, entre sair da pousada, ir ao Morro da Igreja e o resto deu em torno de uns 250km. Ou seja, para não fazer a serra do Rio do Rastro de noite, melhor sair cedo e reservar,  para curtir bem as paisagens, no mínimo umas 6/7 horas para esse passeio.
Retornamos à pousada e lá estavam Luiz e Natasha.
Ah, logo que chegamos na pousada, chegaram 4 chineses de moto, com placa de Ciudad del Leste. Que perigo! Kkk
Banhos tomados, fomos jantar numa pizzaria que não lembro o nome, acompanhados de mais umas geladas.
No domingo, como todos tinham que retornar as suas cidades, acordamos mais cedo. Mas papo vem, papo vai, saímos de Urubici umas 11:00. No retorno resolvi pegar uma estrada de chão: Urubici > São Joaquim > São José dos Ausentes > Bom Jesus > São Francisco de Paula > Porto Alegre.
A estrada entre São Joaquim e São José dos Ausentes é de chão, em torno de 71km, mas vale muito à pena. As paisagens, as pontes!!! Os primeiros 25 km (até a divisa entre SC e RS) estão ruizinhos, mas depois melhora bastante.
E para quem estiver a fim, dá até para fazer um lanche (levando tudo, é claro!), neste ponto: http://goo.gl/maps/qwPao. À beira do rio e à sombra!
Por sugestão do Luis (Blumenau), entramos para conhecer o Cachoeirão dos Rodrigues e Desnível dos Rios.  Mais ou menos por aqui: http://goo.gl/maps/76XFL
Esses lugares ficam em torno de uns 25km antes de chegar a São José dos Ausente (sentido São Joaquim/São José). E da estrada “principal” entra-se em torno de 8km até as fazendas.
Ambas têm pousadas: Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues (http://www.visiteausentes.com.br/site/hospedagem/7) e Fazenda Potreirinhos (http://www.fazendapotreirinhos.com.br/)
E pelas placas no caminho, têm outros inúmeros lugares para conhecer pela região. Ou seja, vale muito um passeio até lá. Vamos voltar, com certeza!
De lá, retornamos até Porto Alegre, sem antes tomar um maravilhoso cappuccino no Café Tainhas, e, para variar, chegando de noite em casa.
Enfim, um final de semana maravilhoso. Valeu Luis e Luciana e Luiz e Natasha pela baita parceira. Espero que seja a primeira, de várias.
E a ST. Continua do mesmo jeito. É só colocar gasolina e tocar, seja frio, calor, chuva, buraco, asfalto.
Por fim, quero agradecer a minha mulher Maira, pela parceria e carinho de sempre. Seja sol, chuva, frio, calor, estrada de asfalto, chão, rios, ela está ali ao meu lado, sem fazer qualquer “reclamaçãozinha”. Beijo fofinha! E um beijo a minha sogra, Luzia, que sempre que precisamos está pronta para ajudar.
Abaixo algumas fotos para ilustrar.


Link do trajeto: http://goo.gl/maps/q0qhs

"Vamo que vamo"!







Os "parente" passeando na "serinha"

 


Tinha carros

e também motos, caminhão. Eita!

Registrando tudo!

E nóis!!!


Por 430km na mala da moto! Especial ao amigo Luís!
Que maravilha!


Tudo junto misturado!
Isso só deve existir em Santa Catarina!?!?!?!?!




Ahã!!!!














Subindo na vida!


Cadê a pedra furada??/
Tá aqui!
 










Que trio!

Que dupla!
Dããããa!


Precisa dizer algo I

Precisa dizer algo II

Precisa dizer algo III











Que bela foto!


Que esse parente tá fazendo?? É só o rabinho dele.


















Vamo desce a "serinha" então!














Vamo subi a serrona então!




Não tem nenhuma maça. Sai daí!





Da série tudo por uma boa foto I

Valeu o esforço.



Aqui que eu me refiro


Cachoeirão dos Rodrigues


Da série tudo por uma boa foto II

Oi meu amor


Quase!




Entrou água


Dai da frente bicharedo!



14 comentários:

  1. LINDA VIAJEM, TAMBÉM JÁ FIZ COM MINHA ESPOSA... SHOWWW!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o seu relato. De bom Jesus em diante esta tudo alfaltado? Se serve de sugestão para mais farol veja a minha Stenere no blog www.goulart.pro.br/blog Boas viagens para vocês

    ResponderExcluir
  3. Luiz Alberto e Natasha.29 de novembro de 2013 às 11:27

    Belas fotos Iuri, e ainda bem que gostou do roteiro por S.J.dos Ausentes. Um Abraço aos Amigos. Luiz e Natasha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, baita dica. Valeu mesmo.
      Por sinal, se tiver mais alguma por aquela região, aceito sugestões. rsrsrsr

      Excluir
  4. parabens, ja fiz trechos do caminho que fizeram, e a ultima viagem foi para o Chile em Março do corrente ano, mas gostaria que me informace onde consigo o aquecedor de manopla para ST 1.200 e quanto custa acho acessorio muito util. Grato.
    Att. Jandir Schmitt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jandir, eu ganhei os meus. Mas tenho um amigo que comprou esses aqui:
      http://www.off-the-road.de/en/XT-1200Z/Electrical-system-Lighting/Daytona-heated-grips.html
      Quase tudo que uso na minha moto comprei de lá. Pode comprar que a entrega (pelo menos até agora) funcionou.

      Excluir
  5. Meu gaúcho preferido. Enfim consegui ler seu blog. O relato ficou excelente. Não teria tanta capacidade de redação nem saberia usar essas palavras diferentes que existem no idioma gaúcho.

    Foi um prazer, para mim e para a Luciana (também atende pelo nome Japa e Ist) conhecer vocês dois.

    Como todos gostamos da trip, certamente haverá outras. Basta o calendário nos permitir.

    E olha que SC é um bom "meio do caminho"!!!

    Saludos,

    ResponderExcluir
  6. Muito belo relato da viajem, realmente a Serra do Rio do Rastro é uma das mais fantásticas estradas do mundo. Tenho sorte de ser bem no meu quintal! Ah, os portões no Morro da Igreja ficam sempre fechados, ali é uma área da aeronáutica, sendo proibida a entrada. Onde vocês chegaram é o máximo que se pode ir mesmo. tenho algumas fotos lindas no meu blog, confira lá: www.viajandopelosul.blogspot.com.br
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá Iuri e Maira, dei uma lida em praticamente tudo que vocês publicaram, fantastico, algumas eu já fiz com minha esposa tipo: cascata das andorinha (indo pro lado certo), Urubici, Serra do Corvo Branco e de carro algums vezes para Chile e Argentina.Dito isto, gostaria que tu comentasse as peças: aquecedor, protetor (pq este modelo e não o outro) e o abs off se tiveres instalado; tudo do site sugerido. Parabéns! abs glaycodebem@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de perguntar se te cobraram alguma taxa de importação e tempo de entrega.

    ResponderExcluir