Viagens

Viagens

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

4º Dia - Santa Rosa - Neuquén

Hoje saímos prontos para fazer uma viagem rapida, chegar cedo em nosso destino e descansar....Só saímos prontos, os imprevistos viriam...
Começou pelo primeiro abastecimento, adivinhem????!!!! Fila enorme no posto que conseguimos gasolina porque nos outros não tinha nada, perdemos bastante tempo ali até chegar nossa hora na fila. Depois saímos contentes, tanque cheio e tranquilos. De cara percebemos que a paisagem já havia mudado, foi ficando cada vez mais seca, feia, nada em volta e depois viemos a saber o por que disso, se há 2 dias atrás estávamos no "Pantanal Argentino", agora estávamos em pleno deserto, e não é forma de falar, eles mesmos chamam "O Deserto". É uma trajeto de 230 Km de deserto, simples assim. Lagos secos, sem uma gota de água, vegetação seca, pedras, olhando o horizonte tudo esbranquiçado, até percebermos que era areia quando vimos ao longo do caminho vários redemoinhos passando ao nosso lado, quase ninguém na estrada, e a estrada, longa e reta no meio do nada...ah! claro, o sol e a temperatura, é um deserto, então vocês já podem imaginar como estava o céu e o calor! Cansativo, anda-se, anda-se, anda-se e só há o nada seco e quente em volta e ainda os ventos patagônicos, afinal já estamos na região da Patagônia. VENTO CHATO, MAS MUITO CHATO...ORA DE UM LADO, ORA DE OUTRO...Certas horas parece que alguém esta empurrando somente os pneus da moto para o lado.
Mas aí, ficou pior... Quando já haviamos andado uns 150 Km e encontramos um vilarejo, tipo faroeste, com um posto, adivinhem????!!!!! Não tinha gasolina...E aí a preocupação começou a pegar, e isso que ainda nem sabíamos que tinha muuuuuuito deserto pela frente. Quando chegamos a 320 Km rodados adivinhem????!!!!! Acabou a gasolina, e nós ficamos no meio do deserto (não precisa nem dizer que não tinha uma, uminha sombra sequer. Para nossa sorte logo que paramos apareceu uma família de argentinos que nos ajudou. Fui com eles até o posto, que já estava a 5 km do lugar onde ficamos empenhados (menos mal), e o Iuri ficou com a moto, no deserto. Adrián e sua família me trouxeram de volta, seguiram sua viagem e nós pudemos ir até o posto abastecer. Ufa!!!! (pra constar, tinha uma fila enorme no posto)
Então, dica novamente, ABASTECER A QUALQUER HORA, MESMO QUE TENHA RODADO APENAS 100KM, SE BEM QUE TENTAMOS, MAS POSTOS SEM GASOLINA É PRA MATAR...Ah, e pelo que soubemos, nesta época do ano é sempre assim..sem gasolina!
Depois disso, acabou a região do deserto, a paisagem foi mudando aos poucos, ganhando verde e gente. Passamos por um dique muito bonito, a água de um verde esmeralda lindo, são os lagos começando a aparecer... Enfim, chegamos a Neuquen, eu estava acabada, cansada, enjoada, enfim, o dia não foi dos melhores mas podia ter sido muito pior se não fossem nossos "anjos da estrada". E com a AJUDA deles, chegamos a Neuquem.
Em Neuquem conhecemos um casal de catarinas (hehehe), o Edmilson e a Nani. Gente finíssima...Ele maluco total, fez o Atacama de Srad. É mole...
Sobre Neuquem: cidade muito cara para ficar, principalmente a hospedagem. Ficamos num hotel bem meia-boca por 300 pesos.
Num primeiro momento nao gostamos da cidade. Mas quando saímos de manhã, fomos conhecer um rio que margeia a cidade, muito bonito. Dica do Edmilson.
Amanhã, em Bariloche nos comunicamos de novo, até lá!

Faceiros esperando na fila do 1º posto

Fila para abastecer

Ótimo  lugar para ficar sem gasolina..fresquinho..sombra

O deserto

Rumo a Neuquen

As comportas do dique de águas esmeralda

Encerrando o dia de hoje...

Edmilson e Nani



Amanhã postaremos o vídeo do Iuri no deserto, hoje está muito lento, queremos dormir, amanhã com mais tempo conseguimos baixar.


3º Dia - Rosário - Santa Rosa

Hoje foi nosso trecho mais longo mas a estrada mais tranquila, retona, sem muito movimento, andamos basicamente da Ruta 33 e um pouco na Ruta 5. Continua o problema de abastecimento de gasolina, então, sempre que possível completávamos o tanque. O dia ajudou, de manhã estava bem fresquinho e de tarde as nuvens cobriram direto o sol, então nao sofremos muito com o calor. Por um momento pensamos que seria nossa primeira experiência com chuva, a uma certa altura tinha nuvens bem carregadas, mas foi só um alarme falso. O caminho não tem muita coisa interessante, as plantações de girassol o deixam muito bonito, além disso basicamente vimos campos e campos de milho e soja. Havia nuvens de libélulas pelo caminho, elas até tentaram pegar carona na moto, mas devido à velocidade elas não resistiram ao atrito e foram a óbito coitadas... tinha libélula presa até nos baús da moto!
O que deixou a viagem de hoje mais cansativa, principalmente para o Iuri foram os ventos laterais que nos acompanharam em boa parte da estrada, estavam muito fortes e contínuos, mas nada que uma boa parrilla não recuperasse as energias perdidas, e foi o que fizemos! Devidamente instalados, fomos à procura do jantar! Não teremos fotos porque eu esqueci a câmera no hotel...mea culpa, mea maxima culpa! Até amanhã, em Neuquén!


Os girassóis...

Libélulas...

Entrando na região da Patagônia


2º Dia - Uruguaiana - Rosário

O trecho foi bem tranquilo, a começar pela aduana que achavamos que iria demorar e foi bem rápida.
Como informação, registro que a uns 260/280 de Uruguaiana há um hotel na beira da estrada que parece ser bom.
A estrada não tem muitas coisas interessantes, basicamente criação de gado. Estão duplicando o trecho todo, obras por toda parte, mas nada que atrapalhe nem atrase para quem está viajando. De todo o caminho o trecho mais bonito é entre Victoria e Rosário, são aproximadamente 60 km "alagados", se quisessemos dar um nome seria "Pantanal Argentino", é tipo o Pantanal, áreas de terra firme, outras com rios profundos e a maior parte é como se o rio tivesse subido por cima dos campos e alagado partes deles, muito bonito. Eles chamam o trajeto de "Puentes del Litoral" e a última ponte é a de chegada em Rosário. Nas partes onde não se anda sobre pontes, a estrada está num nível bem acima deste terreno, fica lindo de olhar.
Não conseguimos descobrir o motivo, mas tomamos um susto quando chegamos em um posto para abastecer e nos avisaram que estava faltando gasolina em toda a região, havia filas no posto esperando por abastecimento. Ainda bem que quando chegamos lá havia um caminhão entregando gasolina novinha!!!!!!
Não sei se é época do ano, mas está faltando gasolina em vários postos. Então a dica: rodados uns 150km e vendo um posto COM gasolina, abasteça!
Ah, e os postos YPF sempre têm alguma coisa boa para comer, principalmente um picolé da Nestlé!
Sobre Rosário, é uma cidade grande, não andamos muito, mas a região da beira do rio Paraná é linda, tem prédios antigos bem conservados, área para caminhadas, bicicletas, quiosques, restaurantes, enfim, bem legal. De noite saímos para dar uma volta e comer alguma coisa, a Bud de litro foi a responsável por não haver postagens.... Fomos na avenida Pelegrini, uma das principais, ponto de restaurantes e bares, muito movimentada, nos demos conta que era uma terça-feira e o povo estava em peso comendo e bebendo, tudo lotado! Falando nisso, as dicas de hotéis, restaurantes e informações de valores gastos colocaremos no final da viagem, em uma planilha com resumo de tudo.
Seguem fotos do trajeto. Próximo techo, rumo à Santa Rosa!


Entrando na Argentina

Olha nós aí!!!!!!

Caminho entre Victoria e Rosario

Chegando em Rosario

Nós e a Bud...




terça-feira, 27 de dezembro de 2011

1º Dia - São Luiz Gonzaga - Uruguaiana

Agora sim, primeiro dia oficial, o trio na estrada.
Viagem tranquila, saímos de São Luiz a tarde pois como a quilometragem seria pequena. Chegamos em Uruguaiana as 18:15. Ficamos no Hotel da Fronteira, no centro da cidade, facílimo de chegar. Simples, porém com ótimo atendimento e ótimo quarto para descansar.
À noite fomos dar uma volta em Libres, e ao passar pela aduana tentamos adiantar os tramites da imigração mas não é possível, ela deve ser feita no momento do ingresso à Argentina. Para finalizar a noite, jantar agradabilíssimo com os primos Margarida, João e Silvana que nos receberam com muito carinho.
Amanhã rumamos à Rosário. Até mais!
Para informação: nada de chuva ainda!!!!


Saída de São Luiz

Ponte sobre o Ibicuí - só 1 mão,
 tem que esperar o sinal abrir para poder atravessar...

Barragem Sanchuri, enorme e linda!
 

Porto Alegre - São Luiz Gonzaga - 23.12.11

Vamos chamar esta etapa de primeiro dia extra oficial, pois como já foi falado quando postamos o roteiro, saímos de Porto Alegre para São Luiz e ficamos lá para o Natal, somente o Iuri fez esse trecho de moto, eu estava no carro.
A viagem foi tranquila, sem 1 pingo de chuva!(estavamos pensando que já sairiamos de Porto Alegre abaixo de água). O teste que fizemos neste trecho foi ver até que quilometragem duraria a gasolina. Literalmente foi usada até a última gota e agora já sabemos que com 360 Km rodados ficaremos sem combustível...

Saindo de casa

Km inicial


Difícil foi levar os cachorros...


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Roteiro definido

Após pesquisar tantos blogs e sites, discutir e analisar viagens feitas por "amigos" (sim, amigos, pois de tanto ler os relatos nos blogs e sites, me sinto um pouco amigo), definimos nosso roteiro:
Eu sairei de moto de Porto Alegre e encontrarei a Maira em São Luiz Gonzaga. De lá partiremos, passando por Uruguaiana/RS, Rosário/AR, Santa Rosa/AR, Neuquem/AR, Bariloche/AR, Villa La Angostura/AR, Osorno/CH, Puccón/CH, Chillán/CH, Santiago/CH, Mendoza/AR, San Juan/AR, Córdoba/AR, Paraná/AR retornando a São Luiz Gonzada/RS.
Como nosso objetivo é passear, conhecer, comer, beber e namorar, reservamos 16 dias, podendo, dependendo do que acontecer no caminho, ser alterado..Não queremos nada rígido, nada de horários pre-estabelecidos.
Fixo só o ano novo que vamos passar em Bariloche, onde queremos descansar um pouco e aproveitar a região, e 1 dia que ficaremos em Mendoza. Nos demais dias é "de moto por aí..."