Viagens

Viagens

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

19º Dia – Ushuaia – Rio Gallegos

Hoje começamos nosso caminho de volta para casa. 
Engraçado, esta cidade causa reflexões de pontos contraditórios, natureza linda com animais, flores e florestas de árvores mortas tão lindas quanto o resto que pulsa vivo! As reflexões e passeios solitários por baías em pontos extremos da América e o encontro com o resto do mundo pelas ruas da cidade, a chegada no fim do mundo que se transforma em começo quando se inicia o retorno... Bom para se pensar que tudo é ponto de vista...
No retorno passamos para conhecer a Laguna Azul que fica na Reserva Geológica Laguna Azul - Santa Cruz.
Fica em uma entrada à esquerda, na Ruta 3.
Quem está indo sentido Ushuaia, fica uns 6/7km à direita antes do Paso de Integracion Austral.
Vale Conhecer. Localização - 52.079526, -69.580599-
Segundo o Wikipedia:

A Lagoa Azul é um corpo de água de fonte de água subterrânea localizada na cratera de um vulcão adormecido campo de Pali Aike vulcão localizado no estepe patagônica perto do Estreito de Magalhães. Ele está localizado no Departamento de Aike Güer na província de Santa Cruz, República Argentina, 62 km ao sul da cidade de Rio Gallegos. O site foi formada em meados do Holoceno. O campo vulcânico desenvolveu sua parte atividade ígnea nos últimos milhões de anos e suas últimas erupções teriam produzido apenas sob 10.000 anos atrás.
O espelho de água atinge uma profundidade de 56 m e 560 m de diâmetro, e é nomeado após a sua cor intensa, devido à ausência de material em suspensão. Seus sedimentos são propícias para o estudo dasalterações climáticas. 1 O principal cratera do vulcão (que é aquele que contém a lagoa) é formada por rochedos de basalto e declives íngremes. As bordas da cratera fica a 200 metros acima do nível do mar, enquanto a estrutura do vulcão é de 150 m da superfície da água e abaixo de 140 m de altitude, sempre acima do mar. A estrutura do vulcão Laguna Azul, também presente na parte leste de uma cratera menor secundário sem vazamentos de água.
Laguna Azul vulcão. Cratera secundária a leste da cratera principal.
Nos penhascos das principais ninho cratera diferentes espécies de aves, principalmente bandolins e ibis América do Sul (Theristicus). Em torno do vulcão tende a concentrar-se uma considerável variedade de fauna terrestre característico da Patagônia, principalmente guanacos (Lama guanicoe guanicoe), emas (Rhea pennata pennata) e lebres Europeias (animais importados que varreu a região). A flora é representada pelos arbustos típicos da estepe patagônica, por savana na borda da superfície da água e líquenes que prosperam nas formações de rocha basáltica dando sua característa amarelada cor branca verde.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0e/Acantilado_en_la_Laguna_Azul_%28Argentina%29.jpg/220px-Acantilado_en_la_Laguna_Azul_%28Argentina%29.jpg
Penhasco sobre a Lagoa Azul.Marcas brancas guano de aves que ali nidificam. A cor alaranjada é líquen que cresce na rocha de basalto.

A Lagoa Azul e seus arredores foram declarados pela província de Santa Cruz "reserva geológica provincial". Esta reserva cobre uma área de 60 hectares. O regulamento da área protegida não está claramente definido e sujeito a conflitos.

Tempinho para fotos e segue a viagem. O caminho de retorno na Ruta 3 não tem muitas atrações, tem vento  bastante (PQP. Como venta) e muitos, muitos campos.
Chegamos ao final da tarde em Rio Gallegos. Nos hospedamos no hotel Aire de Patagonia (bem novinho) e fomos jantar no Club Britânico, que nos foi indicado pelo pessoal do hotel e ficava pertinho, fomos à pé. Ótima indicação, comemos muito bem!
Depois disso é dormir que amanha tem mais Ruta 3!
Registramos que muito próximo ao Paso San Sebastian, há uma hosteria (hosteria La Frontera). Parece simples, mas num aperto, seja indo ou voltando do Ushuaia, certamente ajuda muito. Fica a mais ou menos 300km do Ushuaia.


Km rodada: 569

Última olhada da janela do quarto!

Tchau Ushuaia


Combão dos Alemão

É toix!




Laguna "azul"

Porque nos sempre merecemos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário