Viagens

Viagens

sábado, 7 de janeiro de 2012

10º Dia - Puerto Varas - Chiloé - Puerto Varas

Hoje acordamos preparados para antes de ir até Chiloé fazer um passeio que o pessoal nos indicou ontem à noite, ir até os pés do vulcão Osorno, o que é possível aqui em Puerto Varas. uns 45 Km da cidade e é muuuuuito legal, realmente chegamos nos pés dele. É lindo, fotos, fotos, fotos.... Depois de um bom tempo admirando o vulcão e a vista, voltamos e pegamos a estrada. Chiloé é perto, andamos uns 60 Km até chegar ao local onde pega-se uma balsa para atravessar o canal de Chacao, 30 minutos de travessia, depois disso, já na Ilha andamos mais 48 Km até chegar a Ancud, uma das 2 principais cidades da Ilha toda.
Ancud é feia, nada de bonito na cidade, acreditamos que quem tiver tempo de andar pela ilha toda deve ver cidades mais bonitas, mas aí é um passeio de dias, não iríamos fazer agora. Soubemos que perto de Ancud, a uns 28 Km distante, havia uma pinguineira, local onde vivem, de setembro até março, colônias de pingüins, óbvio que eu quis ir até lá ver de perto. Meus Deus!!! Fomos nos afastando e lá adiante rípio pela frente....só que era terrível, as pedras eram grandinhas e estavam soltas, estão em obras, enfim, um terror, fomos indo, indo e cada vez mais pensando “agora que já viemos até aqui, vamos até o final”. E ia piorando, curvas fechadas, em descida, no rípio... quanto mais perto íamos chegando do lugar, uma nuvem de neblina ia nos envolvendo, o frio pegando, meio sinistro, estranho. Lá pelas tantas, aparece uma descida super íngreme, fofa de terra arenosa e pedras pequenas...bnão deu outra, a moto tombou.... não dá pra dizer que levamos um tombo porque estávamos à 5 por hora e ao lado de um barranco baixinho, então realmente só tombamos e nos encostamos ali. Bom, imagina a fúria do Iuri!!!! Pior que olhando não dava pra imaginar como subiríamos aquilo na volta!! Sorte que é um caminho que embora terrível é movimentado de gente de carro e micro ônibus de turismo indo para lá. Atrás de nós vinha um casal de canadenses, de carro, que parou e ele, o Jimmy, nos ajudou a levantar a moto. Dali, entrei no carro com ele e a Erica e o Iuri seguiu na moto, sorte que ao dobrar a curva estávamos na praia, não deu 100 metros.
Bem, o lugar é uma surpresa, uma praia linda, com pequenas ilhas, praia esta que só se vê quando se chega lá, não dá pra ver de outro lugar. Mas estava, como disse, sinistro, aquele silêncio, barulho do mar só, uma neblina baixíssima, úmido, frio... E eu olhava pra todos os lados e não via nenhum maldito pinguim!!!!!!!!!!!!!!!! Quase tive um ataque! O Iuri me olhou e disse “onde estão os teus pingüins????”... Aí um homem se aproximou e nos perguntou se queríamos tickets para o barco para ir ver os pingüins. Pois é... lembram que falei que tinha ilhas nessa praia? Os bichos vivem nelas e tem que pegar um barquinho para chegar lá perto. Fomos, afinal, tudo aquilo que passamos, queríamos ver o bichos nem que tivesse que ir á nado! Muito legal, estávamos comentando no barco que nos sentimos como se estivéssemos naqueles filmes em que piratas se aproveitam da neblina para atacar os barcos. Perguntei sobre a neblina, se sempre era assim, nos disseram que não, que foi um acontecimento naquele dia, normalmente é bem claro, ensolarado. O clima é de média de 12°C, mas com o vento forte e umidade a sensação é de bem menos. A água fica a uns 8°C.
Bem, chegamos às ilhas, e vimos os pingüins! Bibi, vimos os pingüins de perto!!!!!! Aí se esquece tudo... os bichinhos são mesmo encantadores! O passeio no barco dura uns 30 minutos e pudemos ver super bem. Na volta a neblina tinha diminuído um pouco, mas continuava por ali.
Voltamos, rípio de novo, mas agora mais tranqüilo, nos falaram de outro lugar onde não teríamos que subir pela lomba em que havíamos tombado. No asfalto de novo, faceiros, pegamos a balsa, voltamos para o continente e rumamos de volta a Puerto Varas. Com essa função toda demoramos e chegamos tarde, nem passamos em Puerto Montt para conhecer, que fica pertinho também...
Chegada no hotel, tempo pra uma jantinha, claro, e descansar para pegar a estrada de novo amanhã!
Agora um comentário à parte: no caminho para Chiloé, na Ruta 5, antes de chegar no local para a balsa vimos 2 pessoas em uma bicicleta, mais no acostamento, atrás da bicicleta tinha um cartaz colado onde estava escrito “Just married” (recém casados). Não tivemos dúvida, atacamos os dois para conversar, são alemães, realmente recém casados, vieram da Alemanha de avião até Porto Alegre e de lá montaram sua bicicleta e estão indo para Ushuaia!!!! No pedal!!!!!! Só para chegarem lá serão 2 meses de viagem, e ainda tem a volta! Incrível!!! Ficamos encantados com a Anne e o Carsten. Conversamos um bom pouco, ali no acostamento mesmo, tiramos fotos, trocamos emails e seguimos adiante. Para quem quiser conferir, eles fizeram um site, anotem aí: http://www.virvelvind.de/ . Admirável!!!!

Quase chegando no Osorno

Sensação maravilhosa

Aos seus pés...

Gelo eterno

Vista privilegiada

Descanso perto do vulcão...

O Iuri indo dar uma voltinha no vulcão

Iuri no meio da sua voltinha pelo vulcão

Pátria amada

Deixando o Osorno pra trás

Puerto Varas

Indo para Ilha de Chiloé

Canal Chacao


O carrinho do GPS andando sobre as águas...rsrsrrs

Ancud, na Ilha de Chiloé

Em busca de comida em Ancud...

Quase na pinguineira

Chão, chão, chão...Dava um funk...

Chegamos na pinguineira!!!!!!

Pinguineira, sinistro...

Pedra linda


Peleia na pinguineira!

Olha eles aí!!!!!!

Tô faceira vendo pinguins!
Não é escultura, é um pássaro de verdade

Piratas do Caribe...

Pedra King Kong

Alguém vai se meter com nosso barqueiro???


Piratas do Caribe 2

Lanchinho perto dos pinguins
Indo embora da pinguineira

No final da estrada da foto anterior, já sem neblina

Tranquilidade...

Hotel de Ancud

Indo embora da Ilha

Fim de tarde no Canal Chacao

Anne e Carsten

Recém Casados...


Nenhum comentário:

Postar um comentário