Viagens

Viagens

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

10° dia - San Pedro de Atacama

Depois de descansar bastante, hora de andar pela cidade e se organizar para os passeios.
Fomos direto na agencia Inca Coya, que nos foi indicada por um pessoal do Parana que encontramos no caminho e que é de uma brasileira, a Cristina. Queriamos ver o passeio para os Geiseres del Tatio.
A Cristina foi super atenciosa e ainda nos deu varias dicas dos outros passeios que queriamos fazer com a moto, nos indicou caminhos, melhores horarios, enfim, nos deu muitas infomacoes mesmo. Adoramos o atendimento dela e indicamos a todos que pergunteram por agencia de turismo por la. Fechamos para fazer com ela o passeio para os Geiseres amanha de manha. O valor do passeio foi de $ 20.000,00 pesos por pessoa (em torno de 50 dolares) mais $ 5.000,00 pesos por pessoa que sao cobrados na entrada do parque. Aliás, em varios dos passeios tem-se que pagar uma entrada, independente do jeito que se vá, com agencia ou por conta propria. No final dos relatos sobre San Pedro vou colocar a tabela de todos.
Em torno das 16:00 saímos para ver a Laguna Cejar, os Ojos del Salar e a Laguna Tebenquiche, que ficam no Salar do Atacama. Fomos de moto e o caminho é tranquilo. Saindo da cidade e indo em direcao a Toconal, anda-se uns 15Km na estrada e há uma entrada à direita onde uma placa pequena indica Laguna Cejar (prestar atencao pois nao é placa grandona). Até lá serao aproximadante uns 12Km, por uma estrada de chao. No inicio ela é ripio com areia, chatinha, mas nada de mais e de um ponto para frente ela é uma estrada que é feita de sal compactado com terra, fica bem boa.
A Laguna Cejar é composta na verdade de 2 lagos, uma apenas para olhar e tirar fotos, bem bonita, verdona, e a outra famosa para os banhos. A particularidade desta lagoa é que é tao alta a concentracao de sal, que quem entra nela nao afunda de jeito nenhum, da mesma forma como acontece no Mar Morto. Portanto, para os que nao sabem nadar a boa noticia é que podem entrar na Lagoa Cejar sem medo, ninguem vai ao fundo!!
Lá tem local para se trocar. Para quem quiser tomar banho nela.
Depois dela, a uns 15 km de distancia está a Laguna Tebenquiche e no meio destes 15 km estao os Ojos del Salar. Os Ojos sao 2 buracos enormes, que parecem olhos mesmo no meio do Salar. Sao como piscinas naturais onde tambem pode-se tomar banho. O único cuidado é que aqui a concentracao de sal nao é tao grande e se afunda, portanto é necessario saber nadar.
A Laguna Tebenquiche é linda! Para explicar, o Salar do Atacama é diferente do que vimos em Jama, nao é branquinho nem plano, parece areia na verdade. Mas na Laguna Tebenquiche é branquinho, branquinho. Nesta época do ano ela fica particularmente linda porque a água esta evaporando, entao ainda tem uma parte mega verde com água e na outra, onde se ve sal, tem uma lamina finissina de agua, em que se pode caminhar, fica lindo!
Ficamos lá por um bom tempo, caminhamos bastante e retornamos.
Ah! O lugar onde molha, depois que seca fica puro sal, podem olhar na fotos das nossas botas.
Nem pense em ir até lá sem óculos, dói o olho de tao branco!
De volta a cidade, tirar o sal do corpo e da moto (que ficou cheia de sal em razao da cagada que o Iuri fez de tentar colocar a moto dentro do salar para tirar fotos) e ir jantar, óbvio.
Hoje fomos no Delicias de La Carmen, que várias pessoas já haviam nos indicado. Realmente é muito bom e as porcoes sao gigantes, podendo ser feito pedido de um prato só para 2 pessoas.
Agora é se preparar porque amanha às 4 da madruga saímos para ver os Geiseres.

Que sono deste pero ao relento do sol

Cafeteria de San Pedro



Igreja. Obvio, né (Dãããã)

Estranho. Ao invés de Cristo, San Pedro no altar


San Pedro





Compras de novo.. Ah, agora sim. Era só água.

Laguna Cejar ao fundo

A própria






Vamos nessa, que tem muita coisa linda pela frente

Ojos do Salar nos dois lados

Um deles..



 
  
Porque Ele quis colocar a moto ali...

Que porcaria. Ai, ai, ai, ai, ai..

Precisa dizer algo


Oi


Faceiro



Beija eu, beija eu..

Nem é grande assim...







Saaaaaaaal

Que porcaria...Como tirar este sal em San Pedro de Atacama..


40º às 20:20...

É bom, mas é estranho. Entrasse pela cozinha do restaurante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário