Viagens

Viagens

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

9° dia - Tilcara - San Pedro de Atacama

Saímos de Tilcara pela manha e na passada paramos mais um pouco em Purmamarca, pois ontem passamos lá no final da tarde e queriamos tirar outras fotos, agora com mais sol.
Tiradas as fotos rumamos ao Paso de Jama, onde entraríamos para o Chile.
No caminho mais coisas lindas, curvas, nao as que eu pensava, achei que encontrariamos algo do tipo caracoles. Tem curvas, varias delas bem fechadas, mas nao chega nem perto dos caracoles do Paso do Cristo Redentor que fizemos ano passado.
Depois de rodar    km paramos para abastecer em Susques. A cidade nao tem nada. Parece ate meio abandonada. Passando pela cidade, no maximo 1km adiante, à direita está o unico hotel para quem quiser ficar por ali, chama-se Unquillar e mais uns 2 km adiante está o unico posto e local para comer. Pastos Chicos chama-se.
O posto consiste em 1 única bomba, e o restaurante tem comida quente e petiscos. Aqui a gasolina é bem mais cara que no posto YPF que tem no Paso de Jama, entao, quem puder esperar, melhor abastacer no Paso.
No caminho entre Susques e o Paso passa-se pelo Salar de Jama, ou o Grande Salar. Liiiiindo, no meio do caminho surge aquela enorme área branquinha, puro sal. Ali vale a parada, tirar fotos, caminhar pelo sal. Fantastico. Ficar sem óculos escuros nem pensar, muito branco!!!
Tiradas as fotos, seguimos para a fronteira.
Bem, talvez a maioria que pesquisa e anda moto já saiba, mas também pode ter muita gente que nao sabe, o Paso de Jama é altíssimo, a maior altitude que pegamos ao longo do caminho foi de 4.825m acima do nivel do mar. Muita gente passa mal, é frio, pegamos 8°C lá em cima, isso de tarde. Falamos com um casal que passou por lá de manha e pegou -5°C. Entao vale se preparar para essa parte do caminho. Para o mal das alturas, há que masque folhas de coca, tome chá de coca ou tome remedio. Nos dois tomamos um remedio que compramos na pousada em Tilcara. Acho que adiantou, pois nao sentimos absolutamente nada! O Iuri só sentiu um pouquinho a respiracao mais dificil, mas nada alem disso. Nem sono, nem enjoo, nem dor de cabeca. Frio sim, sentimos!!!
Como falamos anteriormente, no Paso, antes um pouquinho da casinha da aduana, paramos no posto para abastecer e comer (sem exageros, ja que nao sabiamos se ficariamos mal com a altitude). Ah! 2 outras dicas: mascar chiclete e ir tomando água durante o caminho. Nós compramos um Camel Bag e esta sendo super util, carregamos para todos os lados e nao precisa parar para tomar agua nem ficar pensando onde carregar garrafas. O nosso armazena 2 litros de água. Ótima aquisicao. Sobre o chiclete, nos disseram que ajuda, por via das duvidas fomos os dois mascando ate cansar...
Bueno, depois do Paso sao    km ate San Pedro. Achamos estranho que nunca chegava a aduana, para darmos entrada no Chile, já que haviamos somente feito os documentos de saida da Argentina. Entao, para que ja saibam, a aduana de entrada no Chile é na entrada da cidade de San Pedro de Atacama.
Voltando ao caminho, na "descida" da altitude do Paso nao tem curvas, é bastante reto e em pouquissimos km, poucos mesmo, acho que cerca de uns 10km desce-se uns 2.000 metros. A temperatura comeca a esquentar de novo e tudo volta ao normal.
Nos dois ganhamos um presente magnifico na chegada. Já era final da tarde e pegamos o por do sol nas montanhas e no vulcao Licancabur, que fica à direita na estrada para quem está chegando na cidade. Nem vou falar nada, vejam as fotos.
Chegamos na aduana e é de fato o que todos falam: chata. Demorou um bom pouco. Nos fizeram abrir os baús da moto e tudo mais.
Lembrete: nem tente entrar com comida, nada de origem animal ou vegetal. É uma incomodacao sem tamanho. Consuma antes de passar por ali.
Com a demora na aduana, acabamos entrando na cidade de noite, já estava escuro e assustou um pouco. Depois de procurar por um bom tempo encontramos um hotel para ficar.
Jantinha básica na Pizzaria Casa de Piedra, que gostamos muito. Fica na rua principal, a Caracoles, e depois descanso no deserto!
Rodados dia: 438km
Rodatos Total: 3108km


Pousada da Luz. Maravilhosa...Que atmosfera!!!






Graaaaaande
















Eu e Ela de moto por aí. No Salar

Sal nos dois lados

Vamo colorodo!!!

E saaaaaaaal


Chegada de sal. "Vamo" embora



O GPS marcada este posto..

Mas era este. Quase 3km da entrada da cidade de Susques.

Eu e Ela de Moto por aí



Nas alturas.. Isso é subir na vida..



Vulcão Lincacabur ao entardecer....

Até ela sorriu...






Aduana Chilena. Que horror...






Ficamos curiosos com o "Satanas" e o "Terremoto". Que loucura!!!

Casa de Piedra

Vamos dormir... 





Um comentário:

  1. gostaria de saber se o caminho que fizeram de salta a san pedro de atacama era todo asfalto, pois estou preste a fazer essa viagem e o caminho escolhido pelo maps indica a rn 51 mas vi que parte dela é de terra, e uma das motos não aceita bem o fora de estrada (bmw1300r). aguardo resposta se possível , nossa saída de são paulo Sorocaba se dará dia 11 agora de outubro... (sparkers@terra.com.br)

    ResponderExcluir